Encontro debateu desenvolvimento e liderança no Sebrae/PR

0
792
CURITIBA-18/11/2016-SEBRAE-PR- Encontro Estadual do Programa Conexao de Lideranca.Foto- Antonio Costa

Evento Estadual do Programa Conexão Liderança atraiu cerca de 130 líderes públicos e privados de todo o Paraná; objetivo é promover projetos que resultem na melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas

Depois de oito meses de encontros e capacitações regionais, cerca de 130 líderes públicos e privados de todo o Paraná se reuniram no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, na última sexta-feira (18), para um encontro estadual de trocas de experiências sobre desenvolvimento territorial. A ação é parte do Programa Conexão Liderança, que tem como foco capacitar líderes para a construção de projetos que resultem na melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas, com impactos positivos na economia do Estado. Ao todo, o programa já resultou em 18 projetos em aplicação nos territórios paranaenses.

O Encontro Estadual do Conexão Liderança marcou o encerramento de oito meses de trabalho, com 12 módulos aplicados a turmas de líderes em cada regional do Estado, que ofertaram conhecimentos e ferramentas para que essas lideranças estejam mais engajadas e preparadas de modo a promover a inovação. Durante todo o dia, as lideranças puderam trocar experiências, participar de dinâmicas, palestras, além de três oficinas, com as temáticas: inovação, acesso a crédito e a mercado.

“Nossa primeira experiência com formação de líderes foi em 1993, e, desde então, o Sebrae/PR vem se empenhando em capacitar lideranças públicas e privadas para gerar impactos positivos no ambiente da micro e pequena empresa. Nosso objetivo é preparar novos líderes e estimular o empreendedorismo”, afirma o diretor-superintendente da entidade, Vitor Roberto Tioqueta.

“Foi um encontro para gerar conexões estaduais entre secretários municipais, empresários, presidentes de entidades de todo o Paraná. O objetivo é conectar pessoas, trazendo conteúdo relevante e informações para prepará-los para a articulação de parcerias”, acrescenta Rosângela Angonese, consultora do Sebrae/PR e gestora estadual da linha estratégica de Liderança.

Responsável pela primeira palestra do evento, o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, ressaltou que a entidade reconhece 23 territórios no Paraná, cuja delimitação é baseada na identidade dos municípios. “Esse encontro é uma transição. Estamos finalizando a parte teórica do programa e indo para o outro lado da moeda, que é fazer acontecer. E isso só se trabalha em conjunto. A questão-chave da liderança é a cooperação. Dificilmente, um prefeito ou um empresário consegue, sozinho, resolver todos os problemas”, argumenta.

Nesse sentido, Agostini reitera que o Conexão Liderança se propõe a ser o formador do capital social dos territórios. “É preciso mudar o patamar das ações. ‘Ah, meu município já faz isso.’ Mas é importante que todo o território passe a fazer. Um dos bons exemplos que percebemos nesse sentido é o Sudoeste, que desenvolve o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI), com 57 entidades, uma associação de municípios que funciona e cooperativas”, exemplifica.

O Encontro Estadual teve, ainda, uma palestra com o especialista Roberto Martinez sobre a “Liderança e os valores sociais para o desenvolvimento territorial baseado na visão europeia”, e a presença de Vinícius Farah, prefeito do município de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro, que contou sua experiência com as lideranças para o desenvolvimento local e territorial.

Recém-eleito como prefeito de Chopinzinho, município de 20 mil habitantes no Sudoeste paranaense, Álvaro Scolaro afirma que o programa foi uma excelente oportunidade de criar uma rede de relacionamentos para promover melhorias locais. “O que é possível aplicar de imediato são ações de acesso a mercado, com o incentivo de compras públicas de fornecedores locais. Assumo a prefeitura com o desafio de uma gestão mais profissional e mais enxuta”, projeta.

Formação de lideranças
O Programa Conexão Liderança, do Sebrae/PR, consiste em uma metodologia exclusiva, dividida em quatro fases, que têm como objetivo levar à reflexão, compreensão e aplicação dos conhecimentos na realidade do participante. Desenvolvido de março a novembro, o programa quis dar foco à importância da atuação das lideranças na construção de projetos coletivos; na apresentação dos cenários e da realidade, com olhar especialmente regional; em ferramentas de planejamento, comunicação estratégica; articulação de negociações institucionais e de alianças estratégicas; tomada de decisões; até maneiras de preparar reuniões e melhor apresentar ideias.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR: Juliana Dotto
(45) 99801-0284 | jornalismocascavel@savannah.com.br
Coordenação Savannah: Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 | 99602 7541
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330 5895

Fotos:  Old Steel/Luiz Costa

Deixe uma resposta