Educação e Hospitalidade vêm de berço

0
1740

O Projeto Dia do Hoteleiro já contemplou mais de 3,7 mil estudantes, que foram tomar um café da manhã ou um lanche da tarde em mais de 40 hotéis da cidade.

A professora inicia a aula com um desafio diferente: criar uma frase sobre uma categoria de profissional muito importante para Foz do Iguaçu. Ela pensou, ficou ansiosa, pensou a aula inteira e escreveu: “Agora vou falar dessas pessoas bacanas, inteligentes e que fazem de tudo para receber bem aos turistas. Sabe de quem estou falando? É claro que estou falando dos hoteleiros! Apesar de ter um dia especial para você, todo dia devemos lembrar da importância do seu trabalho. Parabéns!”

A frase de Emanuely de Moraes Leguizamon, 10 anos, aluna da 4ª série da Escola Municipal Suzana Balen, do jardim Califórnia II foi a vencedora do Concurso Dia do Hoteleiro, uma das ações que integram o Projeto Dia do Hoteleiro, desenvolvido desde 2002 pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Foz do Iguaçu (ABIH) e Rotary Club de Foz do Iguaçu Cataratas, com a participação e apoio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é conscientizar as crianças da importância da hospitalidade para com os turistas, a partir do conhecimento e do envolvimento que elas têm com o setor.

revista-vida-interessante-rotary-cataratas-39Os vencedores desse ano, além de Emanuely, foram: em 2º lugar, Rayssa Danielle Biron Santos, da Escola Rosalia de Amorim Silva; em 3º, Milena Laryssa Batista, da Escola João Adão da Silva; em 4º lugar, Cassieli de Oliveira Arnold, da Escola Suzana Balen; e em 5º lugar, Laiza Jaques dos Santos, da Escola João Adão da Silva. Todos receberam prêmios como visitas a atrativos turísticos e jantares para as famílias. Emanuely, a vencedora, ganhou também uma bicicleta.
revista-vida-interessante-rotary-cataratas-41Os vencedores do concurso foram anunciados em almoço festivo na sede do Rotary Club Foz do Iguaçu Cataratas, que contou com a presença de rotarianos, representantes da ABIH, da secretaria municipal de educação e das escolas dos estudantes premiados. Entre as autoridades presentes, estavam Elci João Neckel, presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu Cataratas, Moacir Antonio da Rosa, presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu Costa Oeste, José Alberto Petters de Souza, governador assistente do Distrito 4640 do Rotary, Ana Paula Lisboa, presidente da ASR de Foz do Iguaçu, Jefferson de Almeida, vice-presidente da ABIH/Paraná regional Oeste e Joice Mara Paz, da secretaria municipal de Educação de Foz do Iguaçu.

revista-vida-interessante-rotary-cataratas-10Joice Mara agradeceu ao Rotary e ABIH por nunca terem deixado o projeto acabar. “Sem essa parceria nossos alunos não teriam vivenciado essas experiências maravilhosas. Ela lembrou que em uma dessas visitas aos hotéis, um aluno comentou que nunca havia comido pizza e ali estava tendo a oportunidade de conhecer como era o sabor e de conhecer o restaurante e a estrutura do hotel”. Jefferson, vice-presidente da ABIH, revista-vida-interessante-rotary-cataratas-16enfatizou que é intenção da ABIH ampliar e intensificar ações como essas. “Vamos investir mais em educação, pensando nos nas crianças, matriculadas ou não, buscando envolver também a família. O hoteleiro tem os olhos voltados para o mundo, como diz a frase de Rayssa, mas também para o social. Esse projeto é de suma importância para formar cidadãos e aumentar a hospitalidade do destino”.

revista-vida-interessante-rotary-cataratas-20Segundo Elci Neckel, presidente do Rotary Club de Foz do Iguaçu Cataratas, o projeto é importante e um grande diferencial na formação dos alunos participantes. “Vamos trabalhar para melhorar projeto ainda mais. Ele agradeceu a todos os envolvidos e aos rotarianos por sua grande colaboração. Nosso clube é pequeno mais muito empenhado em suas ações em prol da sociedade”.

Dia do Hoteleiro
Desde a sua criação, o Projeto Dia do Hoteleiro já contemplou mais de 3,7 mil estudantes, que foram tomar um café da manhã ou um lanche da tarde em mais de 40 hotéis da cidade. Em 2016, 10 escolas e 10 hotéis participaram do projeto. Essa parceria oportuniza aos estudantes conhecer um hotel, seu funcionamento, operação, copa, cozinha, lavanderia, serviços de camareira e toda a sua infraestrutura. Assim, amplia-se a consciência da importância do setor e a hospitalidade para com os turistas em Foz do Iguaçu, um dos principais destinos turísticos do mundo.

Deixe uma resposta