Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

0
778

Hoje, 21 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. As duas datas têm o objetivo de valorizar a liberdade religiosa e o respeito a todas as crenças.

O Dia Mundial da Religião foi criado em 1949, pela Assembleia Espiritual Nacional, que teve como fundador Bahá’u’lláh, um árabe nascido no atual Irã, que pretendia que as religiões do mundo se unissem para uma convivência pacífica, embora tivessem dogmas e crenças diferenciadas.

Para reforçar a data e alertar a população sobre o preconceito religioso, em 2007, foi sancionada a Lei nº 11.635, que fez do dia 21 de janeiro, também o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, afim de assegurar a liberdade de culto e expressão de todas as etnias.

Apesar de todos os esforços para combater a intolerância religiosa, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as religiões de origem africana são as que mais sofrem discriminação. De acordo com os dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), de 2011 a 2014, do total de 504 denúncias, 213 informaram a religião atacada. Em 35% desses casos, trata-se de religiões de matriz africana.

Que este dia de hoje, sirva para refletirmos sobre o mal causado pela Intolerância Religiosa.

Eu respeito a diversidade religiosa. E você?

Deixe uma resposta