10 de maio: Dia Nacional do Guia de Turismo

0
553

Hoje (10), é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional do Guia de Turismo, profissional este responsável por guiar visitantes e turistas em museus, parques, viagens, excursões e atrativos turísticos nacionais e internacionais. Os guias têm a função de orientar e esclarecer as dúvidas dos visitantes durante o trajeto e também contar a história do local visitado.

Com o passar do tempo, os guias tornaram-se sinônimo de receptividade. Por isso, um guia precisar ser simpático, comunicativo e paciente, mas não é só isso, os guias precisam estudar sobre a história do lugar que apresentarão para os visitantes e ter noções básicas de segurança, evitando possíveis acidentes.

O guia de turismo é uma das poucas profissões regulamentadas por lei na área do Turismo. Para trabalhar nesta área no Brasil, é necessário ter aulas em cursos ou instituições de ensino devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Algumas das Funções do Guia de Turismo:

– Acompanhar, orientar e transmitir informações sobre a cidade a ser visitada.

– Promover e orientar a liberação de passageiros e bagagens em terminais de embarque ou desembarque, quer seja aéreo, marítimo ou outro.

– Ter acesso aos meios de transportes disponíveis com o objetivo de orientar e encaminhar o grupo que se encontra sob sua responsabilidade.

Essa é a nossa homenagem para todos os guias de turismo do Brasil e do mundo!

Deixe uma resposta