Como fazer um bom currículo?

0
589

como-se-vestir-em-uma-entrevista-de-emprego-10

O mercado de trabalho anda bastante complicado e como todos querem conseguir um emprego em uma boa empresa é necessário ter um bom currículo. Mas nem sempre é possível caprichar no currículo, você acabou de saber de uma vaga e tem que fazer um currículo simples, rápido e efetivo, por isso vamos ajudá-lo a descobrir como fazer um currículo simples.

Índice

O currículo é o seu primeiro contato com a empresa, então procure passar uma boa imagem para quem lê, seja o dono de uma empresa, o profissional de RH ou uma consultoria que faz o meio de campo entre empresa e candidato. Para fazer com que seu currículo deixe uma boa impressão separe bem as áreas com subtítulos em negrito, isso divide de uma forma visual cada parte para que a pessoa que o leia consiga se guiar melhor.

Comece com seus dados pessoais, nome completo, nacionalidade, idade, endereço completo e formas de contato. É importante ter diversas formas de contato, telefone fixo e celular e um e-mail é o suficiente, afinal é tão difícil ser chamado, não seria justo perder uma oportunidade por informações de contato. Sempre que não estiver em caso deixe avisado para que quem atenda peça um número de retorno, para você entre em contato com a empresa.

entrevista-de-emprego1

Em seguida coloque o objetivo, que é uma importante, mas tem de ser bem direto, ou seja, escreva a vaga para a qual você quer concorrer, ou a área de interesse. O resumo é uma parte complicada, mas importante, porém em um currículo simples você pode listar três tópicos que já deve ser o suficiente. Coloque nesses tópicos suas qualidades que você julga serem as mais importantes para a vaga que você está concorrendo.

Exemplo:

Informações pessoais

Clayton Fontana, 26 anos, brasileiro

Nome da rua, número – bairro – cidade-estado

Celular, telefone e e-mail

Objetivo

Cargo de interesse ou área de interesse

Já que o resumo não foi tão caprichado, mostre do que é capaz com sua formação acadêmica e experiência profissional. O mais importante sobre sua formação é colocar o nome da instituição, curso e ano de conclusão, ou de previsão se ainda está em andamento. Lembre-se de colocar da formação mais recente para a mais antiga.

Como-ir-bem-na-Entrevista-de-Emprego

Na área do currículo destinada a experiência profissional, também disponha as informações da mais recente para a mais antiga. Para cada experiência coloque o nome da empresa, o cargo ocupado, o período em que você trabalhou  e as funções que realizou. Como esse é um currículo simples, tenha foco em colocar as funções que terão mais impacto em relação a vaga que você está disputando.

Exemplo:

Formação acadêmica

Universidade – Curso – Em andamento –  Ano de previsão de encerramento

Ensino médio – Escola – Ano de conclusão

Experiência profissional

Empresa x – Técnico de Informática

Inicio – Emprego atual

Principais atividades:

Montagem de computadores

Troca de peças

Instalação de softwares

Empresa de transporte – Técnico em informática

Período em que trabalhou

Principais atividades:

Manutenção de computadores e peças

Administração de softwares

Na última parte coloque a área cursos complementares, onde você deve colocar cursos livres e de curta duração que ajudem você em relação a vaga. Nesses cursos coloque nome da instituição, curso que foi feito e o ano. Essa parte é bastante importante para complementar e encorpar seu currículo, se você não tem cursos livres, procure fazer, há cursos presenciais e online com preços em conta.

Exemplo:

Cursos complementares

Manutenção de hardware – Microcamp – 2011

Técnico em informática- Escola X- 2012

Currículo sem experiência

Um currículo vazio é um grande empecilho, mesmo sem experiência ele deve conter conteúdo, acima de tudo bom conteúdo. Para turbinar seu currículo você precisa investir em cursoscomplementares  presenciais ou online, que vão dar um grande trunfo a duas áreas de seu currículo conhecimentos e cursos complementares.

Na primeira são exigências de diversas vagas, como softwares e línguas, se você quer um trabalho em escritório, por exemplo saber o pacote office é o mínimo que se espera, em outros casos como contabilidade o excel é imprescindível, o ponto aqui é, ter conhecimentos que mostrem que mesmo sem experiência você pode dar conta do recado.

A segunda área são cursos e atividades que você realiza que podem ser um diferencial no seu currículo, cursos mais teóricos como contabilidade ou gestão de compras são os melhores para essa área do currículo. Entre as atividades que você realiza, pode conter desde ajudar uma instituição beneficente, ser um fotógrafo amador ou manter um blog, atividades que podem mostrar seu potencial.

O grande segredo que turbinar o seu currículo, não é encher essas áreas de cursos, e sim a integração entre eles, se você coloca em cursos complementares contabilidade e matemática financeira com conhecimentos intermediários em excel você chama a atenção do recrutador, pois são conhecimentos intimamente ligados.

Fonte:

http://www.dicasdecurriculo.com.br/curriculo/curriculo-sem-experiencia-como-fazer/#.UzQX1Kwu2fg

 

Deixe uma resposta