Clássico ou Moderno?

0
440

Optar entre uma decoração clássica e outra mais moderna pode gerar muitas dúvidas e frustrações na hora de mobiliar a casa. A boa notícia é que é possível mesclar, não apenas estes dois estilos, mas uma infinidade de outras opções. Mas antes de pensar sair misturando tudo, é preciso entender diferenças e semelhanças.

A decoração clássica possui detalhes rebuscados, presença maciça de quadros e obras de arte, detalhes em dourado, entalhes elaborados em madeira escura, como o mogno, móveis antigos, cortinas longas em tecidos luxuosos e espelhos com molduras bastante ornamentadas.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante3Estampas florais também aparecem bastante neste estilo, seja em tecidos ou papéis de parede. Além de tecidos em tons pastéis.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante11O estilo clássico é mais luxuoso e nunca sai de moda. Porém o excesso de detalhes e de rebuscamento podem torna-lo cansativo, por isso é preciso cuidado para não exagerar na escolha das peças.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante4Já na decoração moderna, a predominância é das linhas retas, cores claras e detalhes mais simples, porém, não menos vistosos. É prático, usa poucos objetos, e em grande parte são peças de design, abusa das cores claras, como branco, cinza, nude e mais recente o greige, que é um tom de bege acinzentado.

Salas: modernas ou clássicas, contemporâneas ou rústicas?Os móveis planejados tem forte presença neste estilo, principalmente nos homes, com linhas retas e limpas. Outra peça com forte presença são os sofás com chaise.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante2As cores mais fortes ficam por conta dos detalhes e objetos, que podem ser substituídos sempre que quiser repaginar o ambiente.

Para unir estes dois estilos é preciso escolher as peças base do ambiente. Uma boa ideia é escolher um home moderno, em tons claros e linhas simples, vale colocar algum detalhe em espelho e caprichar na iluminação. Em frente ao home fica bem aconchegante, posicionar um sofá com chaise, e está criada uma base neutra e moderna.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante6A complementação fica por conta dos detalhes clássicos, como belas poltronas com detalhes entalhados na madeira, ou com design clássico como o caso das cadeiras Luis XV. Um lustre com detalhes em dourado e cristal, ou com desenho clássico e material moderno, como alguns lustres em cristal preto, que une os dois estilos com sofisticação, também dão charme e elegância.
 classico-ou-moderno-revista-vida-interessante222Os espelhos também são bem vindos para decorar paredes, e neste caso podem ser usados os modelos clássicos, com suas molduras rebuscadas em tons de dourado, posicionados sobre um aparador moderno.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessante7Ou os modelos modernos, com releitura dos clássicos.

classico-ou-moderno-revista-vida-interessanteVale sempre a dica de ouro: Usar critério e bom senso, e sempre que possível contar com a ajuda de um profissional. Custa menos do que se imagina, e o custo benefício compensa o investimento.

 

Deixe uma resposta