Caminhada celebra mês de Conscientização da Fibrose Cística

0
447

O Instituto Unidos Pela Vida promove, neste domingo (20), uma caminhada e uma bicicletada pela conscientização da fibrose cística, celebrado em setembro. O 2º Mês de Conscientização da Fibrose Cística começa às 9 horas, com saída no Gramadão da Vila A. O percurso será de cinco quilômetros. A ação ocorre durante a 8ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular.

Para participar das atividades basta comparecer ao local. Não é necessário fazer inscrição. A recomendação é usar uma camiseta da cor verde, a cor da esperança. A caminhada conta com o apoio da colega Cristiane Penha da Silva Fraga, da Superintendência de Operação (OP.DT). Algumas instituições também apoiam o evento, como a Fundação de Saúde Itaiguapy.

No total, 25 cidades do País farão alguma atividade para divulgar informações sobre a doença, como piqueniques e caminhadas. O 2º Mês de Conscientização da Fibrose Cística tem o objetivo de divulgar a existência da doença genética, também conhecida como doença do beijo salgado.

Celebrado no dia 8 de setembro, o Dia Mundial de Conscientização da Fibrose Cística marca a data da descoberta do gene causador da doença, em 1989. A doença genética, sem cura, pode ser identificada por meio do teste do pezinho, com a confirmação do diagnóstico pelo teste do suor e de exames genéticos.

No Brasil, cerca de quatro mil pessoas estão em tratamento. Em todo o mundo, são aproximadamente 70 mil pessoas com a patologia, que atinge um em cada 10 mil nascidos. Os principais sintomas da doença são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e altura, diarreia, pólipos nasais e suor mais salgado que o normal.

Fonte: Jornal Eletrônico de Itaipu.

Deixe uma resposta