Belize, um espetacular destino com mergulho obrigatório no Blue Hole        

0
769

(Foto: Divulgação / Reportagem: Renata Thomazi)

Os amantes do mergulho e de esportes aquáticos são “experts” em encontrar os lugares mais excêntricos para admirar a beleza submarina, e Belize, um pequeno país localizado no nordeste da América Central com fronteiras ao norte com o México, e ao sul com a Guatemala e Honduras conquista cada vez mais adeptos.

População multirracial, formada por ascendência maia e europeia, a língua oficial é o inglês sendo o único país da América Central com fluência, embora o espanhol seja o idioma mais falado pela população. A influência caribenha cultural e a miscigenação, tornam a população de Belize um povo alegre e receptivo. Com 334.297 pessoas, segundo estimativas de julho de 2013, sua área territorial é de 22.966km2, e era conhecida como a Honduras Britânica, devido a sua colonização inglesa. Sua capital é Belmopan e a moeda utilizada é o dólar de Belize.

Incríveis paisagens e passeios em grutas, trilhas em florestas e o clima tropical, agradam, mas o que conquista a maioria dos turistas é a rica variedade de peixes multicoloridos, tartarugas marinhas, as maiores arraias do mundo, golfinhos e pequenos tubarões, que acabam “fisgando” os curiosos pela fauna marinha. Além da maior barreira de corais do hemisfério ocidental, atóis e manguezais que podem ser prestigiados neste espetacular ecossistema com águas cristalinas.

Mas a maior atração de Belize é o incrível Blue Hole. Em forma circular, é literalmente um grande buraco submarino, com mais de 300 metros de diâmetro e aproximadamente 125 metros de profundidade. Situado próximo ao centro de Lighthouse Reef, um pequeno atol de 100 km do continente de Belize City, o Blue Hole faz parte da maior rede de recifes, o então chamado Reef Reserve System Barreira, considerado um Patrimônio Mundial para a UNESCO.

Admirável por seu círculo perfeito, os mergulhadores além de se encantarem com todo o cenário naturalmente criado, podem se aventurar por modalidades mais radicais como a queda livre, ou o base jumping, onde o experiente mergulhador desce em queda livre até o fundo do Blue Hole, sem equipamentos para auxiliar.

Radicalismo à parte, o Blue Hole de Belize é uma excelente opção de passeio marítimo a quem se interessar por belezas naturais e únicas. A cultura, a acalorada recepção e a peculiar beleza natural deste país, garantem ao turista momentos incomparáveis e inesquecíveis.

Fonte: Belize.com / Revista Viagem & Turismo. 

Deixe uma resposta