Aquecimento antes do treino. Tem que fazer

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Prepara a musculatura e previne lesões ao mesmo tempo

Se você é daqueles que chega na academia e já começa em um  de peso, então lhe convidamos a conhecer um pouco mais da importância que há em um devido aquecimento e os benefícios que essa prática pode trazer aos seus treinamentos em termos relacionados à performance e a prevenção de lesões, principalmente no inverno.

O aquecimento tem alguns objetivos:

  • Aumento do fluxo sanguíneo para o tecido muscular;
  • Aumento da elasticidade do músculo;
  • Aumento da drenagem de nutrientes ao músculo;
  • Aumento do calor nos músculos (devido ao bombeamento sanguíneo aumentado);
  • Melhor elasticidade de ligamentos e tendões, bem como irrigação sanguínea entre outros.

 

Entretanto, o que percebemos é que a grande maioria simplesmente entra nas academias e esquecem que os músculos NÃO estão preparados ainda. Como sempre, levando apenas em consideração a capacidade de carga a qual conseguem erguer, esses indivíduos por aguentarem de primeiras altas quantidades de peso, não se dão por conta que algumas estruturas do corpo precisam estar devidamente preparadas, entre elas os tendões e os ligamentos.

Além disso, sabe-se que o fluxo sanguíneo quando aumentado no músculo pode melhorar sua capacidade de resposta, melhorar o calor local a flexibilidade, entre outros. Logo, devemos entender que por mais que consigamos executar um exercício, esses fatores somente são atingidos com o aquecimento.

Lembre-se de que o aquecimento deve ser suficiente para preparar a musculatura para o treinamento, assim como prevenir lesões e ao mesmo tempo deve ser mínimo a fim de não causar exaustões prévias ao treinamento.

Personal Prof. Paulo Carvalho

Academia Plena Forma

 

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