7 Benefícios do açaí para saúde!

0
513

O açaí é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, principalmente na estação mais quente do ano, o verão. Com a temperatura na casa dos 35º graus e depois de um dia de trabalho, nada melhor que um delicioso pote de açaí

O açaí é considerado pelos especialistas, a fruta mais completa da natureza, pois oferece diversos benefícios para saúde. Mas, é preciso maneirar, o açaí é rico em carboidratos e se consumido em excesso, pode render alguns quilos a mais.

Veja a seguir 7 benefícios do açaí para saúde 

  1. FRUTO REJUVENESCEDOR

O açaí contém antioxidantes, conjunto heterogêneo de substâncias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. Em estudo realizado pela Universidade da Flórida, pesquisadores mostram que o açaí tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açaí pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.

  1. ACELERADOR MUSCULAR

O fruto do açaí possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma das funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

  1. REDUTOR DE COLESTEROL

Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores descobriram que o açaí diminui os níveis de colesterol ruim em pessoas que consomem a fruta, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Para se ter uma ideia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

  1. OSSOS FORTES

O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

  1. FONTE DE ENERGIA PARA ATLETAS

Muito consumido por atletas, o açaí contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açaí tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.

  1. AFRODISÍACO

Pesquisa já realizada, receita o açaí para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência.

  1. EVITA CÂIMBRAS

Com alta concentração de potássio, o açaí pode ser fundamental ao combate a câimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

Deixe uma resposta