Abertura da Feira do Livro registra ótimo público

0
447

Apresentação de Chico César lota a Arena de Shows, montada no pátio do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre

A 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu começou muito bem. A cerimônia de abertura, realizada sexta-feira à noite, no pátio do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, contou com a presença de um ótimo público. Os visitantes puderam assistir à apresentação do Grupo Vocal e Coral Todo Canto e ao show do paraibano Chico César.

Grupo-Vocal

Entre as exibições musicais, as autoridades presentes oficializaram a abertura do evento. O presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, o Cantor, destacou a magnitude que o encontro tomou ao longo dos anos. “Quem visitou a feira dez anos atrás jamais poderia imaginar que hoje estivesse desse tamanho. Quero agradece à equipe da Fundação Cultural, que se dedica totalmente para realizar nossos eventos. Nós aumentamos em 50% a feira em tamanho e qualidade para agradar ao público”, afirmou.

Autoridades-Abertura

Já a diretora de Cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha, aposta no sucesso da feira. “Tem tudo para ser um grande encontro. Fico muito feliz que a feira tem crescido. É de todo o coração que a gente tem feito o trabalho, e acredito que vocês vão gostar do evento como um todo.”

DSC_4516

Por sua vez, o prefeito Reni Pereira lembrou que a feira é algo da cidade, e não de uma ou outra administração. “Quem quer fazer bonito, tem de fazer bem todos os anos, e vocês estão fazendo. Para nós é uma honra estar respeitando o aspecto cultural de Foz do Iguaçu, e isso tem que ser mantido”, declarou.

DSC_4521

Todo Canto

Antes dos discursos das autoridades, o Coral Todo Canto apresentou duas músicas: O Ronco da Cuíca, de João Bosco e Aldir Blanc; e Presente, de José Miguel Wisnik. Já o Grupo Vocal Todo Canto interpretou as canções Estrela é Lua Nova, de Heitor Villa-Lobos; Salmo 150, de Ernani Aguiar; e Un Vestido y un Amor, de Fito Paez.

Todo Canto é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), realizado em parceria com a Unioeste e apoiado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Foi formado em março deste ano e reúne integrantes da comunidade em geral, divididos no coral e no grupo vocal.

Chico César empolga o público

A solenidade de abertura da Feira Internacional do Livro foi encerrada em grande estilo, com a apresentação do cantor e compositor Chico César. A Arena de Shows ficou lotada para ver a estreia do paraibano em solo iguaçuense. Depois de sete anos sem gravar, período em que ocupou o cargo de secretário estadual de Cultura da Paraíba, ele mostrou ao público canções do CD Estado de Poesia e outras de seu repertório.

Plateia-Animada

Bastante participativa, a plateia cantou e dançou no ritmo do forró, samba, frevo e xote, encontrados nas músicas de Chico César. Fã do cantor, o músico e estudante de música Renato Costa conta ter ido ao evento especialmente para prestigiar a presença dele. “Muito bacana ele estar abrindo este espaço aqui na Feira do Livro. Sempre achei o trabalho dele muito interessante”, disse.

11ª Feira Internacional do Livro

Data: de 4 a 13 de setembro

Local: Praça das Nações (Mitre)

www.feiradolivrofoz.com.br

Entrada franca

Assessoria de Imprensa

Thays Petters: (45) 9926-2059

Pedro Lichtnow: (41) 9889-2692

Douglas Furiatti: (41) 8400-3787

Fotos: Áurea Cunha

Deixe uma resposta