A virtude da Animação. Vamos caminhar? Vamos dançar?

0
684

“Animação / Paixão / Entusiasmo. Você é uma pessoa espirituosa?

Você se atira de corpo e alma nas atividades que assume?

Acorda de manhã animado com o dia à sua frente?
A paixão que você se dedica às suas atividades é contagiosa? Você se sente inspirado?”

Esta são perguntas que Martin Seligmnn, propositor da Psicologia Positiva, faz no teste sobre as Virtudes, no livro Florescer (2011, p. 283).

Podemos citar como exemplo de animação a atividade física. É sabido que o exercício físico otimiza a concentração mental, melhora o humor, baixa a ansiedade, melhora o sono e tudo isso junto, aumenta a imunidade e o bem-estar, emagrece, tonificando os músculos, dentre outros benefícios, como a hidratação e a desintoxicação.

Agora com a chegada da Primavera, as pessoas começam a se preocupar mais com a saúde. Não tem jeito: atividade física gera bem-estar.

Mas cuidado: fazer uma atividade física sem prazer é tão estressante quanto não fazer nada, sabia? Gera cortisol, o hormônio do stress, por isso, é fundamental que você escolha uma atividade física prazerosa, que você se divirta, pois assim, vai realmente secretar endorfinas, serotoninas e dopaminas, dentre outros hormônios do bem-estar.

De início, parece que o mundo conspira contra a sua vontade de sair do sedentarismo, mas depois de 3 meses, você se vicia em sentir seu corpo flutuar após cada atividade.

Virtude da Animação_Revista Voda Interessante_la-tati-screenSegundo a Organização Mundial da Saúde, deveríamos dar 10 mil passos por dia. Abaixo de 5 mil passos, pode contratar um bom plano de saúde com helicóptero, UTI móvel, enfermagem domiciliar, etc, pois o risco de acidente cardiovascular dentre outros é certo. Em geral, pessoas sedentárias com obesidade dão em média cerca de 2 mil passos por dia.

Você sabe qual é a sua média por semana?

Sabe qual dia caminha mais?

Sabe qual dia caminha menos?

(Como se faz para contar os passos? Existe um aparelhinho chamado Pedômetro ou Podômetro que é colocado na cintura e assim se contabiliza o impacto de cada passo).

pedometro-emagrecer-onlineComo exemplo de animação, o tema escolhido para esta semana é a arte da dança.

Se você sabe caminhar, então sabe dançar! A boa música espanta qualquer desculpa!

Virtude da Animação_Revista Voda Interessante_danca

Na cidade de Foz do Iguaçu estão surgindo várias academias de dança de diversas modalidades, como Zumba (na Cia do Corpo que é uma das referências em Ballet Clássico, Tango na Tic Tum, Zouk na Marcelo Pereira, Ballet e Dança Indiana na Juliana Corneta, dentre outras academias interessantes que abriram na cidade).

Para quem gosta de danças folclóricas, foi inaugurada neste ano (2013), uma escola exclusiva de dança espanhola, a famosa Dança Flamenca. Você sabia que originalmente o Flamenco era uma luta, tal como foi a capoeira? Por isso é tão forte e passional!

Instituto Flamenco destaA dança é a poesia do movimento

Para dançar é preciso se soltar, se entregar à música e ter como parceiro o ar que envolve todo o seu corpo. Quem dança, expande os pulmões e o coração. Não há como dançar sem se emocionar, sem tocar o coração de quem presencia a harmonia entre corpo, mente e música. Nela se trabalha a força, a leveza, a flexibilidade, a resistência e a expressão!

Para quem gosta da dança flamenca, recomendo os musicais de Carlos Saura: Ibéria, Amor Bruxo, Carmem, Salomé e Bodas de Sangue.

Deixe uma resposta